quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Bacia Hidrográfica do São Francisco

A bacia hidrográfica do São Francisco possui como rio principal o rio São Francisco. Sua nascente é na Serra da Canastra - MG. Possui uma hidrovia de Pirapora - MG até Juazeiro - BA. Usinas: Usina de Moxotó, Xingó, Paullo Afonso, Três marias e Sobradinho. Além do rio São Francisco estar secando, ele sofre muito com o assoreamento. Sofre muito também com o projeto de transposição e a irrigação de projetos. Sua foz é em Sergipe e em Alagoas.

PROJETOS : TRANSPOSIÇÃO E IRRIGAÇÃO DE PROJETOS

Transposição : O rio São Francisco está sofrendo muito com os projetos de transposição e irrigação de projetos. A transposição das a´guas do São Francisco. Esse projeto visa "jogar" a água do São Francisco em outros rios que estão secando ou já estão secos, na parte semi-árido do Brasil. Esse prjeto não é viável, pois além se o São Francisco já sofre com o assoreamento e está secando, tirando mais água dele, ele vai secar mais rápido e ainda não terá partes navegáveis (prejudicará muito a economia), essa água da transposição chegá apenas nas grandes propriedades de fazendeiros (os magnatas!!)


Irrigação de projetos: Muitos projetos que ficam a beira do São Francisco são irrigados pela água do mesmo, como a irrigação de plantações, etc.


OBS: 80% da uva exportado pelo Brasil, é produzida as margens do Rio São Francisco.







                           

 Rios que formam a bacia:
1. Rio São Francisco
2. Rio das Velhas
3. Rio Rio Preto
4. Rio Grande

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário