quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Bacias Secundárias

As bacias secundárias é um conjunto de bacias localizadas nas proximidades do litoral; apresentam rios de pequena extensão, geralmente com poucos afluentes. São consideradas bacias secundárias:
Bacias do Nordeste:É constituída por rios do sertão nordestino, na sua grande maioria temporários, pois secam em determinadas épocas do ano. Os rios dessa bacia são o Acaraú e o Jaguaribe, no Ceará; o Piranhas e o Potenji, no Rio Grande do Norte; o Paraíba, na Paraíba; o Capibaribe, o Una e o Pajeú, em Pernambuco.
Bacias do Leste: Constituída por rios que descem do Planalto Atlântico em direção ao oceano. Destacam-se os rios Jequitinhonha, que corta uma região extremamente pobre do nordeste de Minas Gerais; Doce, que abrange tradicional área de mineração neste estado; e Paraíba do Sul, que atravessa importante região industrial do Brasil e de grande concentração urbana ( São Paulo e Rio de Janeiro ).
Bacias do Sudeste-Sul: É constituída também por rios que correm na direção oeste-leste, ou seja, que vão das serras e planaltos em direção ao oceano. São importantes rios dessa bacia o Ribeira do Iguape ( São Paulo, próximo à fronteira do Paraná ), região mais empobrecida econômica e socialmente do estado; o Itajaí ( principal região industrial de Santa Catarina ) e o Tubarão ( região carbonífera e industrial, também situada em Santa Catarina ). No Rio Grande do Sul, destacam-se os rios Guaíba ( Porto Alegre ) e Jacuí, além das lagoas dos Patos, Mirim e Mangueira.

Com exceção dos rios temporários do sertão nordestino, os demais rios das bacias secundárias apresentam regime tropical austral, com cheias no verão. São rios de planalto, pouco aproveitáveis para a navegação fluvial.

Rios que formam as bacias:
1. Oiapoque
2. Gurupi
3. Parnaíba
4. Jequitinhonha
5. Doce



6 comentários:

  1. as bacias hidrograficas e secundarias são muito importante para a população de todo o pais para abastecer as cidades e estados de toda a america do sul e de outros lugares do mundo.

    ResponderExcluir
  2. se fo flamenguista que nem eu fique orgulhoso do seu time esse e um time de vergolha não outros time por ai que não joga na raça que nem o flamengooooo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cala sua boca,aqui nao ga falando de time

      Excluir
    2. Grêmio e maior 3 libertadores e 5 copas do Brasil pohaaaaa

      Excluir